Revitalização do Diretório Central do Estudante (DCE): Ampliando voz e ações na universidade - UNITPAC
Notícias Jornal PsicoMundo
às 13:45:00

Revitalização do Diretório Central do Estudante (DCE): Ampliando voz e ações na universidade

Novos rumos, engajamento estudantil e foco nas demandas acadêmicas e sociais

O Diretório Central do Estudante (DCE) é uma agrupação antiga já existente na nossa IES, mas com a pandemia foi inativado, infelizmente, agora nós o reativamos e estamos aqui para dar voz aos estudantes. Sabemos que na nossa universidade somos ouvidos, mas sempre acaba tendo questões que a Instituição não consegue resolver, então nós do DCE iremos dar essa voz aos estudantes para questões diversas. Além disso, articulamos o estreitamento de laços com a reitoria, fazendo dessa forma os trâmites para a aprovação de projetos e ações acadêmicas, conseguimos descontos para os estudantes e também proporcionamos a carteira estudantil.
 
Quem compõe a diretoria atual do DCE?
 
No momento nós somos cinco diretores:
  • Ronaldo: Presidente
  • Paula: Vice-Presidente
  • Valéria: Secretária
  • Gilson: Tesoureiro 
  • Wanessa: Segunda Secretária
 
Nós temos os planos de aumentarmos a diretoria e incluir pessoas de demais cursos, mesmo que não seja um requisito. Visto que atualmente estamos super conectados, há planos para a criação de uma página no Instagram para o DCE? 
Na verdade, o Instagram do DCE já existe há um tempo, nós conseguimos retomar o acesso a ele recentemente, então se você entrar na página hoje, você poderá ver ações já feitas anteriormente, e todas as iniciativas recentes da nova diretoria.
 
Quais são os principais focos a partir de agora do DCE no âmbito de ações?
 
Uma das principais ações do DCE é o Super calouro, que é um projeto que já é antigo e que sempre foi bem recebido pelos estudantes, que nos marcou na nossa época de calouras, mas que nessa última edição não foi tão bem recebido, não teve muita participação dos estudantes como antes e nós queremos voltar com essa ação solidária linda, então já estamos tendo ideias para retomar esse engajamento.
 
A American Psychiatric Association (APA) publicou no dia 18 de março de 2022 uma atualização do seu Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders 5ª (DSM-V), apresentado após a sua atualização com a sigla, DSM-5-TR (Texto Revisado). O Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais contém a classificação de todas as categorias e critérios diagnósticos de transtornos mentais reconhecidos, sendo ele necessário para os diagnósticos e consequentemente para dispor de tratamentos para os transtornos mentais, dessa forma ele auxilia a prática clínica e as pesquisas psicológicas e psiquiátricas.
 
A nova versão do manual conta com a revisão de todo o conteúdo, como também foi introduzido um novo transtorno, o Transtorno do Luto Prolongado e atualização dos códigos para os comportamentos suicidas e para a automutilação não suicida, ele também contém uma nova categoria para os Transtornos do Humor, que são, os Transtornos de Humor Não Especificados, dentre outros transtornos que foram revisados, o Transtorno do Espectro Autista, Episódio Maníaco, Bipolar I e II, Ciclotímico, Depressivo Maior e Depressivo Persistente, Estresse Pós-Traumático em Crianças, Transtorno da Evitação-Restrição da Ingestão de Alimentos, Delírio, Transtornos Mentais Induzidos por Substâncias/Medicamentos, Síndrome de Psicose Atenuada e códigos do CID-10-CM totalmente atualizados e implementados desde 2013, incluindo mais de 50 novas atualizações de codificação sobre a intoxicação e a abstinência de substâncias e outros transtornos, como também atualizações na terminologia e nomenclatura dos transtornos mentais.
 
O DSM-5-TR conta com as considerações sobre o impacto do racismo e da discriminação nos transtornos mentais, sendo esse um novo olhar para as classificações dos transtornos e uma maneira mais exata de diagnósticos e tratamentos.
Escrito por: Victoria Ribeiro

Fonte: UNITPAC