Explorando temáticas de matérias e notícias de todos os cursos e também através do jornalismo acadêmico - UNITPAC
Notícias Jornal PsicoMundo
às 15:51:00

Explorando temáticas de matérias e notícias de todos os cursos e também através do jornalismo acadêmico

PsicoMundo Notícias: comunicando ciência e conhecimento

O projeto PsicoMundo Notícias desenvolvido pelas acadêmicas do curso de Psicologia do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos – UNITPAC, no segundo semestre do ano de 2022.

É uma entidade civil de direito privado de duração continua, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, sob coordenação do Professor José Leandro Felizardo Silva, Diretor de Redação Professor Douglas Hermann e Vice-Diretora de Redação Professora Francisca Cavalcante.

O objetivo principal é proporcionar a inovação e mobilizar uma série de ações, visando à promoção de uma melhor comunicação, aprofundando temáticas, pois, uma ciência bem-feita necessita de um idioma bem construído, claro, compreensível e honesto para a comunicação dos fatos. 

Como fonte primária de informação, o jornal pode ser considerado um dos mais importantes instrumentos de comunicação entre alunos e professores, escola e sociedade. Informar os leitores de assuntos que fazem parte de seu contexto certamente despertará sua curiosidade e seu interesse.

Um jornal como recurso didático possibilita o trabalho com diversos textos, além de despertar nos alunos habilidades como, pesquisar, produzir, criar, criticar, interpretar, discernir, corrigir, dentre outros. Assim o projeto, tem como objetivo principal, levar conhecimento aos acadêmicos e a comunidade; com uma bagagem de conhecimento considerada.

O PsicoMundo Notícias seguirá preceitos de estudo exploratório, utilizando uma pesquisa qualitativa, além disso, ao trazer reportagens, artigos e notícias sobre ciência, tecnologia, esportes e outros temas, o jornal introduz diferentes gêneros textuais ao hábito dos acadêmicos em formação.  

“Nas relações que o homem estabelece com o mundo há, por isso mesmo, uma pluralidade na própria singularidade. E há também uma nota presente de criticidade. A captação que faz dos dados objetivos de sua realidade, como dos laços que prendem um dado a outro, ou um fato a outro, é naturalmente crítica, por isso reflexiva e não reflexa [...] FREIRE, 2003, p.48)”. Interagindo com o meio, o homem faz uma leitura de mundo, compreendendo tudo que está ao seu redor, estabelecendo uma relação de criticidade das suas ações.

Tudo isso estimula a reflexão do sujeito, quanto mais o indivíduo participar de discussões em grupos, interagir entre si, e conhecer as relações humanas e sociais, mais ele estará no grupo envolvido.


Escrito por: Letícia Carneiro e Sabrina Costa


Fonte: Jornal PsicoMundo