O Legado artístico do paleolítico superior: Impactos na Arquitetura através de EVIDÊNCIAS ARQUEOLÓGICAS - UNITPAC
Notícias Curso de Arquitetura UNITPAC
às 13:50:00

O Legado artístico do paleolítico superior: Impactos na Arquitetura através de EVIDÊNCIAS ARQUEOLÓGICAS

Explorando a influência das pinturas rupestres e expressões artísticas na percepção espacial e desenvolvimento arquitetônico

A arte no período Paleolítico Superior influenciou indiretamente a arquitetura por meio de evidências arqueológicas e de reconstruções teóricas. Este período começou cerca de 40.000 anos atrás e durou até cerca de 10.000 anos atrás, é caracterizado por um notável florescimento da expressão artística entre os primeiros seres humanos modernos.

Embora as estruturas arquitetônicas permanentes não fossem comuns durante o Paleolítico Superior, as expressões artísticas desse período fornecem percepções sobre a mente humana da época e suas capacidades técnicas.

As pinturas rupestres são particularmente famosas, encontradas em cavernas em várias partes do mundo, como Altamira (Espanha), Lascaux (França) e Chauvet (França). Essas pinturas geralmente retratam animais, cenas de caça e figuras humanas estilizadas.

Assim, as representações de animais e paisagens naturais nas pinturas rupestres podem ter influenciado a maneira como as pessoas percebiam o espaço e as formas ao seu redor. Isso pode ter tido implicações na forma como imaginavam ou construíam abrigos temporários, ou estruturas simples.

Na disciplina de Estética e História das Artes, ministrada pelo professor e arquiteto urbanista Marcilio Reinaux, o professor utilizou de nossa infraestrutura, levando a turma ao laboratório de maquetes, para os alunos fixassem os conhecimentos acerca da arte no período Paleolítico Superior, por meio de reproduções, belíssimas, de pinturas rupestres, terminando com uma exposição dialogada sobre o tema.


Fonte: Curso de Arquitetura UNITPAC