Construindo relações de confiança: A importância do RAPPORT na prática médica - UNITPAC
Notícias Curso de Psicologia Unitpac
às 15:30:00

Construindo relações de confiança: A importância do RAPPORT na prática médica

Palestra ministrada por acadêmicos de psicologia destaca técnicas e valores fundamentais para a formação de futuros profissionais da saúde

No dia 7 de março de 2024, os acadêmicos de psicologia Alesson Fernandes Camargo (5º período) e Isadora Brandão Diniz (7º período) ministraram a palestra "Construindo Rapport com o Paciente" para os calouros do curso de medicina do semestre 2024/01. O evento foi realizado na sala interativa H1, das 08h20 ás 10h e abordou temas essenciais para a formação dos futuros profissionais da saúde.

Durante a palestra, Alesson elucidou o conceito de rapport, destacando sua importância na relação médico-paciente, explorando detalhadamente as técnicas para construir rapport, salientando a relevância da escuta ativa e da comunicação clara. Além disso, foi enfatizado valores fundamentais como empatia, escuta ativa, acolhimento, ética e respeito, pilares essenciais para o estabelecimento de uma relação saudável e eficaz entre o profissional de saúde e o paciente.

Um dos momentos mais interativos da palestra foi quando os acadêmicos foram convidados a escrever suas percepções sobre como construir rapport com o paciente nas mesas da sala interativa. As anotações serviram de base para discussões enriquecedoras, onde cada aspecto foi minuciosamente abordado, proporcionando uma troca de ideias dinâmica e construtiva.

O que é Rapport?

O rapport é um termo originário do francês, que se refere a uma relação de harmonia, empatia e confiança entre duas ou mais pessoas. Na psicologia e em contextos de comunicação, o rapport descreve a qualidade da conexão estabelecida entre indivíduos durante uma interação. Através da escuta ativa, comunicação clara, empatia, acolhimento, ética e respeito, o rapport permite a criação de um ambiente seguro e propício para o diálogo e a troca de informações.

A importância do Rapport na prática médica

Em uma relação médico-paciente, por exemplo, o rapport é essencial para construir uma base sólida de confiança e compreensão mútua. Isso é fundamental para que o paciente se sinta confortável em compartilhar informações sobre sua saúde, preocupações e sintomas, o que, por sua vez, permite ao médico fornecer um cuidado mais eficaz e personalizado.

Também foram explorados temas relacionados ao desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal e intrapessoal, reconhecidos como essenciais para uma prática médica humanizada e eficaz. Destacaram-se a importância do autoconhecimento e do gerenciamento das emoções por parte do profissional de saúde, bem como a recomendação sobre a relevância de fazer psicoterapia.


Palestrantes: Acadêmicos do curso de psicologia
Disciplina do curso de medicina: PIEPE I
Prof. da disciplina: Nairim Azevedo


Fonte: Curso de Medicina e Psicologia do UNITPAC